quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia Mundial da Filosofia 20/11/2006

Decorrente da impossibilidade óbvia de abordar todos os problemas filosóficos, decidiu-se abordar o problema mente/corpo, isto é, o problema filosófico acerca de saber se as nossas mentes são entidades físicas ou se são entidades não-físicas. Será este um problema importante? É claro que sim! Estamos basicamente preocupados connosco. Não estamos habitualmente preocupados com os animais ou com os computadores.
O problema mente/corpo pode ser especificado através da pergunta: O que é uma pessoa? Como se verá, é possível responder de diversas formas a este problema. Há filósofos que defendem que as pessoas são entidades inteiramente físicas. São conhecidos por materialistas. Há filósofos que defendem que as pessoas são entidades inteiramente não-físicas. São conhecidos por fenomenalistas. Finalmente, há filósofos que defendem que as pessoas têm mentes não-físicas e corpos físicos. São conhecidos por dualistas.
Quem terá razão? Serão os materialistas? Serão os fenomenalistas? Ou serão os dualistas? Ora, para nos ajudar a conhecer e a compreender estas teorias filosóficas e os argumentos que as sustentam, estará no dia 20 de Novembro, pelas 14:30 horas, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, o Professor Doutor Alfredo Dinis, da Universidade Católica Portuguesa, para responder à pergunta: "O que sou eu? Uma mente ou um corpo?”.

Sem comentários: